Friday, November 24, 2006

Introdução ao Estudo da Ufologia

Ufologia origina-se do radical UFO (Unidentified Flying Object), logos do grego = estudar. É o estudo dos Objetos Voadores Não Identificados (OVNI`s). Surgiu em 1947, logo após o avistamento de Kenneth Arnold, um piloto civil que voava próximo ao Mount Rainier, no Estado de Washingthon (Estados Unidos). Ele participava das buscas por um avião desaparecido, quando seu avião foi ultrapassado por nove "pires voadores" que voavam em formação. Segundo Kenneth Arnold, os objetos voavam como um "pires sobre a água". Seu avistamento foi fartamente divulgado pelos jornais da época. Os objetos observados foram chamados de flying saucers (pires voadores). No Brasil, ficou mais conhecido como discos voadores.
Desde 1947, milhares de relatos surgiram sobre o fenômeno. Segundo cálculos de pesquisadores seriam 10 milhões de registros conhecidos. Segundo estas estatísticas, a cada três minutos, alguém, em algum lugar do mundo, está tendo algum tipo de contato com "tripulantes de OVNI`s". São relatos muito diversificados, que vão de simples luzes avistadas à noite e à distância, passando por raptos de seres humanos, até casos de mutilações e mortes.
Apesar de existir há mais de 50 anos, a Ufologia ainda não descobriu a origem dos tripulantes dos OVNI`s. A hipótese mais aceita é aquela que afirma que eles são de origem extraterrestre.
Por vários motivos, governos de todo o mundo insistem em manter sigilo sobre o fenômeno OVNI . Muitas vezes eles promoveram campanhas de ridicularização do assunto ufo. Além disso, a comunidade científica "fechou os olhos para a questão" e preferiu explicar esses estranhos fenômenos como resultados de acontecimentos naturais, fraudes ou simples erros de interpretação. Ela afirma, ainda, que não existem quaisquer evidências da existência dos OVNI's, ignorando a existência de inúmeras evidências a favor deles.
Atualmente, a Ufologia defronta-se com casos mais complexos e estranhos se comparados aos outros de 50 anos atrás. Ao mesmo tempo, a desinformação e as fraudes são ainda mais constantes. Freqüentemente surgem "gurus de seitas ufológicas disfarçados de contatados ou representantes de ET`s na Terra". Alguns casos são tão extremos que resultam em suicídios coletivos. Geralmente os adeptos destes gurus são seguidores da chamada Ufologia Mística. Embora a maioria das atividades da Ufologia Mística sejam questionáveis, pode-se utilizar alguns conceitos desta corrente de pensamento. Já a chamada Ufologia Científica utiliza métodos e conceitos técnicos científicos para a pesquisa ufológica. No Brasil, a Ufologia procura seguir o Código de Ética do Ufólogo, que visa reger a pesquisa ufológica.

Fonte: texto enviado pelo amigo Jardel A. D.

No comments: