Thursday, September 07, 2006

CLEV na UPF!!!!

Apresento-lhes um pouco sobre os programas de intercâmbio que são oferecidos pela IFMSA (International Federation of Medical Students’ Association) através da DENEM (Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina) pelas suas coordenarorias, CEV (Coordenação de Estágios e Vivências) e CLEV (Coordenação Local de Estágios de Vivências), esta tendo como membro coordenador a pessoa que vos escreve. Oportunidade disponibilizada a todo estudante de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF) através do Diretório Acadêmico Dr. Sabino Arias (DADSA).
A IFMSA é um órgão independente, não político e não governamental. Foi fundada em 1951 e é reconhecida oficialmente pela ONU e OMS. O objetivo básico da IFMSA, além de representar os estudantes de medicina em todo o mundo, é de aumentar os laços de cooperação internacional.
PROGRAMAS DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL:
SCOME (Standing Committee on Medical Education):
Voltado para a discussão do ensino médico.Organiza workshops e reuniões internacionais visando melhorar o ensino médico, além de oferecer a oportunidade do estudante fazer intercâmbio em instituições com métodos pedagógicos diferentes, como o PBL e outros.

SCOPH (Standing Committee on Public Health):
Grandes projetos na área de Saúde Pública ao redor do mundo.O programa mantém fortes relações com outras organizações não governamentais, como OMS, UNICEF, etc.Está muito relacionado a projetos assistenciais e de extensão a populações carentes. Participa de campanhas de vacinação, saneamento, educação e alimentação.

SCORA (Standing Committee on Reproduction and Aids):
Projetos nacionais e internacionais que norteiam a promoção de saúde reprodutiva.Objetivo: aumentar o conhecimento dentre os estudantes de medicina sobreassuntos associados à educação sexual, planejamento familiar, violência sexual, reprodução humana, igualdade de gêneros, AIDS e DSTs.

SCORP (Standing Committee on Refugees and Peace):
Preocupa-se com os problemas e necessidades dos refugiados, imigrantes e outros grupos vulneráveis em extremo risco de perderem a saúde e terem seus direitos humanos violados.Trabalha em prol da prevenção de conflitos e das outras razões que transformam pessoas em refugiados.

NBC (Núcleo Brasil Cuba)
O NBC é um programa de intercâmbio entre Brasil e Cuba, com a proposta de proporcionar aos acadêmicos de medicina de ambos os países a oportunidade de conhecer os sistemas de saúde do país anfitrião em todos os seus níveis de estruturação. É resultante de uma parceria entre a DENEM e a FEU (Federação Estudantil Universitária de Cuba
SCORE (Standing Committee on Research Exchange):
Possibilita a oportunidade de participação em laboratórios e pesquisas clínicas e básicas em outros países.O estudante fica sob os cuidados de um tutor e será integrado ao trabalho que esse tutor já desenvolve e o acompanhará em suas diversas atividades.Todos os alunos do 1º ao 6º ano podem participar (dependendo do projeto).Duram de 4 a 6 semanas e exige-se freqüência mínima de 75%.Para escolher um projeto de pesquisa: no site da IFMSA (www.ifmsa.net/public) existe um banco de dados com detalhes sobre cada um dos projetos oferecidos, o período, os pré-requisitos exigidos, os objetivos e as atividades que o aluno deverá realizar durante o estágio.Existe uma seleção nacional por critério de pontuação.

SCOPE (Standing Committee on Professional Exchange):
Intercâmbio de prática médica.6.000 estudantes por ano.Existe uma seleção nacional por critério de pontuação.O aluno escolhe o país e o departamento dos hospitais onde deseja realizar um estágio voltado para a clínica médica ou cirurgia e participa das atividades do departamento, acompanhado por tutor.É critério do lugar possibilitar a atividade de prática médica ou apenas observação por parte do aluno.Exige-se freqüência mínima de 75% nas atividades, caso contrário o aluno não receberá o certificado.Duração: 4 semanasImportante observar as condições de intercâmbio de cada faculdade/país.Mais informações: www.ifmsa.net/public

SELEÇÃO PARA O SCOPE E O SCORE:
A seleção se baseia em critérios de pontuação, numa tentativa de dar oportunidades iguais a todos os estudantes, mas valorizando a participação em atividades extra-curriculares - estágios, monitorias, participação no Centro Acadêmico ou na Atlética, em trabalhos comunitários, etc. (comprovados por certificados oferecidos pelo CAAL, AAAAL, departamentos, ligas, etc).
Caso o estágio seja selecionado pelo Coordenador Nacional do Brasil, o estudante deverá pagar uma taxa de 80 euros para a confirmação do interesse. Com a aceitação da faculdade escolhida pelo intercambista é cobrada uma outra taxa de 80 euros para que seja mandada a carta de aceitação para o estudante e se concretize o intercâmbio. A passagem aérea também é por conta do próprio estudante.
Já o alojamento e as refeições, durante todo o período do estágio, serão fornecidos pela associação de estudantes do país anfitrião.
Para conhecer os países que participam do programa de intercâmbio profissional da IFMSA (estágio em hospital) e as condições que esses países exigem para receber estudantes (como datas e departamentos disponíveis, certificados de língua estrangeira, seguro de saúde, etc) acesse o site www.ifmsa.net/public e no link Professional Exchange Exchange Conditions procure o país de interesse.
Maiores informações, editais e temas sobre educação médica estão disponíveis no link abaixo, (disco virtual criado por mim para armazenar textos de interesse aos acadêmicos de Medicina da UPF):
senha: clevupf
Jhonatan L. Presotto
Coord. do Movimento Estudantil - DADSA/UPF
Coord Local de Estágios de Vivências - CLEV/DENEM

No comments: